O surgimento de gastrite na gravidez é muito comum e se dá, principalmente, por dois fatores: emocionais e hormonais. Acontecem também situações de mulheres tinham gastrite antes de engravidarem, casos crônicos, por exemplo, e tem que lidar com a doença durante a gravidez da melhor forma possível, evitando seus sintomas dolorosos e incômodos.
O que causa a gastrite
A causa da gastrite, provém da fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal, liberando que os sucos digestivos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que envolve o órgão. Esse problema de fraqueza pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que vive exatamente no revestimento do estômago e que, se não for tratada, pode levar ao surgimento de quadros graves como úlceras e até mesmo ao câncer de estômago. Existem tambem bactérias e vírus também podem estimular infecções que levam à gastrite.
Sintomas da gastrite durante a gravidez
É muito importante que verifique rápido a gastrite na gravidez, pois o quadro da doença pode trazer problemas que poderão interferir no desenvolvimento do feto. Os principais sintomas que aparecem são:
- Náuseas, enjoos e vômitos
- Dor e queimação na boca do estômago
- Perda de apetite acentuada
Detectado e diagnosticado o problema, o médico obstetra irá receitar uma dieta especial para a gestante, tirando varios alimentos que pioram a gastrite, como frituras, gorduras em geral, café, embutidos e alimentos industrializados em geral. O preparo de alimentos mais naturais e benéficos à saúde de pessoas com gastrite será decisiva para a melhora da paciente. O médico poderá, recomendar a consulta com um nutricionista que prepare um cardápio especial para o tratamento da doença.
Como evitar gastrite na gravidez
Os médicos falam algumas recomendações para evitar o desenvolvimento da gastrite, com especial cuidado na gravidez. Sabemos que para a gestação seja um momento natural na vida da mulher e não uma doença, ela requer atenção especial, nos casos das pessoas com maior vulnerabilidade a doenças de fundo emocional ou gástrico.
Lá vai as dicas:
- Evite café ou opte pela versão descafeinada que não faz mal ao estômago.
- Elimine o cigarro. O fumo impulsiona a produção de ácido no estômago.
- Reduza ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas. Em alguns casos, médicos proíbem totalmente a ingestão de álcool na gravidez.
- Tire as frituras e gorduras das refeições. A gordura é um dos piores irritantes gástricos.
- Modere no chocolate, alimento rico em gordura e cafeína.
- Evite refrigerantes, pois a cafeína e o gás dessas bebidas irritam o estômago.
Conheça um método caseiro para tragar gastrite que está revolucionando as vidas das pessoas. Vencendo a Azia, Gastrite e Refluxo
Nenhum comentário:
Postar um comentário