segunda-feira, 16 de janeiro de 2017
Dicas de alimentos para quem está com crise de Gastrite
Quando a crise de gastrite surgir, muitas refeições viram um grande mistério. O que pode comer? Qual o tempo deve-se evitar alguns alimentos? Uma coisa que ninguém imagina é que a primeira atitude a tomar é banir leite e seus derivados. Isso, mesmo! Iogurte, queijos, manteiga, sorvetes, entre outros, entram na lista dos proibidos para quem está com gastrite.
Há ainda outros alimentos que devem entrar na listinha de restrições: chocolate (incluindo o amargo), chá preto, café, refrigerantes, bebida alcoólica, frituras, doces em geral, bolos, salgadinhos, biscoitos, pimentas e condimentos. "Quanto às frutas cítricas, como laranja, abacaxi, limão ou tangerina, vai depender da sensibilidade de cada pessoa. Nem todo mundo é sensível à acidez de algumas frutas", comenta.
Os nutricionistas reforçam que esses alimentos precisam ser evitados durante a crise ou se a pessoa apresenta o quadro de dor com frequência. São alimentos que não devem ser consumidos diariamente por ninguém, mas cortá-los de vez é uma sugestão para quem está com os sintomas. "Na hora da dor, os chazinhos são ótimos. Para quem tem gastrite, indico tomar 30 minutos antes das refeições chá de alecrim, erva-doce ou hortelã", ensina. Ela explica que as melhores opções são as ervas frescas e fazer a infusão. E, para quem não tem tempo no dia a dia, é possível mandar manipular e fazer em forma de tintura que se transforma em algumas gotinhas das ervas indicadas. Ainda para amenizar a dor, a profissional também indica suco verde, couve, mamão, maçã ou a babosa (aloe vera) em jejum porque são calmantes para o estômago.
Outra dica de Orion é investir em alimentos alcalinos, isto é, verduras, legumes, frutas e alimentos integrais. "Couve, bertalha, rúcula e os alimentos verde escuros são ótimos porque alcalinizam o pH do estômago e equilibram a acidez", diz. Ela também indica uma alimentação mais simples, como arroz, feijão, grãos, peixe ou frango. Em relação à carne vermelha, algumas pessoas têm a digestão mais lenta e nem sempre é a melhor opção.
A nutricionista avisa que é preciso evitar o jejum prolongado e que as refeições devem ser feitas a cada três horas. Além disso, a dieta pós-crise deve ser feita por, em média, dois meses. "A pessoa que tem gastrite vai ao médico e ele passa medicamentos para a dor, mas que não devem ser consumidos por um período muito grande. O uso prolongado desses remédios passa a ser prejudiciais ao estômago, dificultando a absorção de nutrientes como B12, ferro, ácido fólico e zinco, além de estar relacionado com câncer de estômago”, esclarece a especialista.
http://vencendoaazia.net
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário